quinta-feira, agosto 10, 2006

Desvelo : uma música para os amigos comumente perdidos.


Desvelo : uma música para os amigos comumente perdidos.


Desvelo é o nome de uma música da Banda Stella-Viva, de um grande amigo, o Julinho. Para escutá-la é só acessar> http://www.tramavirtual.com.br/artista.jsp?id=20774

A letra de Desvelo eu reproduzo abaixo e confesso: música de letra triste, só aprecio as que evocam saudades de momentos felizes. Mas se aqui está ela, o faço pelo incentivo àqueles que não fecham as portas para as realidades que existem, para alguns mais, para outros menos; às vezes só uma vez ou outra, às vezes mais do que deveriam. E para o que há, independentemente do que seja, nada melhor do que fazer arte. Aqui, musical. Uma música cuja letra me causa estranheza, não me dá vontade de cantar. Mas seu ritmo insistiu em mim e voltou para martelar um pensar: será que o eu é, no final de todas as contas possíveis, valorável? Soa estranho dizer eu não valho, em tempos onde a felicidade parece sinônimo de reconhecimento. Reconhecimento de um eu, um eu egóico. Há correntes do pensamento que defendem a transcendência do eu. E aqui eu pergunto novamente: um eu que continua em busca de ser valorado? Há correntes do pensamento que equivalem a condição de cidadania da nossa modernidade ao poder de consumo. E aqui eu pergunto também: a que condição é passível de ser valorado quem não tem poder de consumo? Escravos de valores e fiéis a valores, eis mais uma questão de valoração nesses viéses da subjetividade, a pincelar a realidade!
Confira a letra:



Desvelo - Stella-Viva

Eu não valho

Eu dou um abraço amigo
Como um ente perdido

Eu não valho

Eu dou abraços em amigos
Como em entes perdidos

Eu não valho

Se alguém sentisse essa dor,
Do que vale um carinho?

Eu não valho

Procuro saber de
amigos
Comumente perdidos


Release/Histórico

Stella-viva é uma corrente de pensamento entre amigos. Iniciada em 2003, a banda hoje é formada por Rafael Costa (baixo e voz), Marcel Cruz (percussão), Fernando Rischbieter (guitarra e voz), Sérgio Monteiro Freire (guitarra e voz) e Júlio Epifany (bateria). O repertório constitui-se de composições próprias que resgatam a canção popular. As melodias jogam com o frenesi dos ritmos urbanos buscando a expressão (e porventura a relevação) do contexto em que vivemos. O conjunto disso é uma sugestão estética. Aprove como quiser.

A foto que ilustra o post retrata uma obra de Ron Muek. Eu não consigo por hora imaginar algo que combine mais com a letra de Desvelo. "Que diz Mueck? com esse homem imenso, acuado, embrutecido, fortaleza e derrota, desprezo e auto-desprezo, desesperança e entrega, força e fraqueza: o peso de todo o mundo está em sua carne e em seu rosto - o peso do seu Tempo e de sua cidade, dos modos e dos meios que o circundam e o encurralam contra a parede. Mueck fala do seu próprio Tempo, conduz o olhar do observador não para novos valores, mas para as conseqüências dos seus próprios valores, insculpidas na carne e nos gestos." (in http://caiusflammae.livejournal.com/20525.html, onde podem ser encontradas mais referências sobre o artista e sobre o autor do comentário, esse também um amigo, ambos admiráveis, cada um à sua maneira.)

Para terminar, cito Ken Wilber ("Uma Teoria de Tudo", pás. 81/83, ed. Cultrix): "necessitamos ao menos fazer uma distinção entre a espiritualidade horizontal ou interpretativa (que procura dar sentido e conforto ao eu separado e, dessa forma fortalecer o ego) e a espiritualidade vertical ou transformativa (que busca transcender o eu separado para alcançar um estado de consciênca não-dual e unitário, que está além do ego)."