segunda-feira, outubro 27, 2008

Ciência & Metafísica

Sempre que se trilha um caminho rumo aos rigores da ciência, parece que há um contra-ponto quase que inevitável: tudo o que não é científico deve ser relegado ao plano da metafísica, o que, em geral, é visto pelo rigor acadêmico como pura crença pessoal desprovida de qualquer fundamento plausível racional.

Mas como adoro exceções, venho compartilhar o que escutei de um homem das ciências exatas, engenheiro formado pelo ITA, profissional atuante e professor, que mesmo aposentado ainda ajuda na correção de teses de alunos, e que mesmo antes de eu nascer andava às voltas com a prima da minha mãe, com quem se casou e constituiu família: aqueles seis irmãos, dentre os quais o mais velho era o seu avô e o mais novo meu sogro, que foi pintor, gravurista e seminarista na juventude, desenvolveram uma consciência espiritual que poucos alcançam nesta vida. Relatou acontecimentos como a filha que ardia em 39 graus de febre, mas que após ter sido visitada pelo avô e dele ter recebido imposição de mãos, teve a temperatura rapidamente reestabelecida em 36,5 graus.

O meu avô, lembro-me bem, era regularmente visitado por pessoas em busca de coisas perdidas... certavez foi visitado por policiais, que quiseram saber como é que ele tinha achado a localização de um carro roubado. "Responso", que era como ele chamava as consultas que fazia com o pêndulo, foi a resposta aos incrédulos policiais.

A caridade, disse-me o homem das ciências exatas, é um dos caminhos mais certeiros para se chegar à espiritualidade superior e aqueles seis irmãos a tinham em abudância, eram capazes de tirar a roupa do corpo para ajudar a quem precisasse.

Esse pequeno relato foi extraído de uma conversa proporcionada por uma comemoração de Bodas de Ouro, aqueles cinquenta anos de convivência conjugal que hoje se encontra em vias de extinção, em tempos onde companheirismo, amizade e carinho parecem algo que a cada dia anda menos em sintonia com o que se costuma chamar de atração entre sexos opostos.

Nenhum comentário: