quarta-feira, agosto 27, 2008

Gabella Gazella Gabriella





Como XXI


"Una calma solenne,
Un silenzio intenso,
Sembra un lago di fiaba, allora,
il mio lago. S'è vestito
d'una sua desolazione squisita".

Carlo Linati

"In certi momenti,
Il lago ha struggente armonia
d'una pittura giapponese.
Una rosa, preziosa come una
fantasia orientale,
diffondi il suo delicato profumo...
É l'odore del lago".


"Uma calma solene,
Um silêncio intenso,
Parece um lago de fábula, então,
O meu lago. Vestiu-se
de uma sua intensa desolação.

Em certos momentos
O lago tem a harmonia imensa
de uma pintura japonesa.
Uma rosa, preciosa como uma
fantasia oriental,
difunde o seu delicado perfume...
É o'lor* do lago".


Esse post está aqui, por hora, apenas para dar a conhecer que quem casa, quer casa! Que tal inspirar-se em www.gabelgroup.com e num certo lago, belo Como* só ele?

*O'lor = o olor, variante poética de odor... na primeira versão preferi "cheiro", por ser mais intimista e infinitamente mais utilizado no português falado, se bem contabilizam os meus ouvidos... mas já que poesia requer um certo alo de sofisticação, vamos deixar por hora esse o'lor, para aliviar a nossa dor... que com apóstrofo, fica mais próximo de flor ;))



Carlo Linati (1878-1949): escritor italiano e crítico literário, conhecido pela sua novela "Duccio da Bontà (1912). Ele também escreveu histórias autobiográficas, alegóricas e de nuances psicológicas e fatídicas. Em "Estória dos animais e dos fantasmas (1925), ele criou e desenhou, a partir de referências de um mundo animal e fantástico, como "Fábula Marinha", que conta uma história sobre um mundo marinho onde um pequenino mas esperto peixinho devora um tubarão. (www.answers.com/topic/carlo-linati - 28 k)

"Linati Schema for Ulysses" é como ficou conhecido o esquema formulado por James Joyce, em 1920, para ajudar o seu amigo escritor, Linati, a entender a estrutura fundamental do livro. A divisão em duas tabelas menores tem sido utilizada para ajudar a facilitar a leitura. Referências a partir de "en.wikipedia.org/wiki/Linati_schema_for_Ulysses - 31k".


*Referência ao Lago Como, Itália. (http://www.gabelgroup.com/ita/showroom.php - Coleção Como XXI).

Nenhum comentário: