quinta-feira, agosto 14, 2008

O boca a boca informatizado






"...a vida moderna tem trazido necessidades novas, uma das quais é a existência de cadastro das pessoas, tudo para possibilitar a defesa dos cidadãos contra aqueles que teimam em descumprir suas obrigações sociais. A existência de entidades específicas com informações dos inadimplentes, é forma nova da 'voz do povo'. Aquilo que antes as pequenas comunidades cuidavam de fazer, relacionando boca a boca aqueles não merecedores de confiança popular, hoje, face aos grandes conglomerados urbanos, ou até à glogalização, há de ser feito por entidades informatizadas. E não se diga que são direitos individuais que estão sendo violados. Não se pode opor esses direitos quando o ato atacado visa justamente a proteção dos direitos sociais, ou melhor, resguarda o direito de todos os demais indivíduos" (Agravo nº 726.070-6, 9ª Câmara do TACivSP, Rel. Juiz José Luiz Gavião de Almeida).

E você, como anda cuidando do seu catálogo, do cadastro da sua pessoa? Primeiro foram os cadastros de inadimplentes, mas o que impede que se possa acrescentar outros dados ou mesmo se criar outras modalidades de 'cadastros de pessoas', que de um jeito ou de outro raramente conseguem não viver em sociedade, sem enlouquecer?

Pelo canto da boca escorre
Uma gota ávida e cítrica.
A língua deslizando sorve
Uma ignota ácida e crítica.

(Por euzinha, em 6.8.2007).

Um comentário:

Cláudia disse...

Pois não é que a Monalisa, depois de tanto tempo, resolveu abrir a boca... pois eu quero é que me digam se uma crítica cítrica faz rir ou faz chorar... ;))