sexta-feira, junho 06, 2008

Ah, lo Previdi II - Breves interlocuções






Ah, para vocês que me conhecem, acho que achei uma boa foto para ilustrar um dos posts que me ocorrem... justo por sentir uma aura de paixão e de amor pelo que ando ouvindo nas 'Jornadas de Direito e Psicanálise' da qual estou participando nesses dias. E, para falar a verdade, não gostaria que fossem ratos, não importa quão bonitinhos sejam os que aqui estão nessa linda foto, recebida com as palavras que diziam retratar a imagem perfeita para falar do amor e da amizade... mas, talvez por isso mesmo, os ramsterszinhos sejam muito adequados. Assim, em três, remetem para o lugar dos "sujeitos destinados a ocupar o lugar do objeto rejeitado - o do cordeiro que sabe que será sacrificado", nesse enfrentamento do declínio da função paterna. Ratos, mas ratos bonitinhos, nada feios, para bem dizer desse lugar do sintoma sem sujeito, ocupado pelos desenraizados, sem qualidades, pelos sujeitos 'desassujeitados', desprovidos de si mesmos.

Interlocuções feitas a partir da conferência proferida por Filipe Pereirinha (Antena do Campo Freudiano-Lisboa/Portugal), agorinha a pouco... ou seja: ilações fresquinhas, nesse estranho retorno do familiar.

Breves interlocuções para dizer de muitas boas coisas que estarão aqui para serem compartilhadas, no tempo oportuno.

Enjoy, pois no porvir vou contar do "estranhas, depois entranhas" & "entranhas,depois estranhas". Uma campanha publicitária, da lavra de uma querida Pessoa, que respondia pelo prenome de Fernando, também poeta, a qual foi veiculada em 1928, em Portugal. Feita para quem? Coca-cola, oras! Uma das melhores representantes contemporâneas dessa carinha feliz dizendo Enjoy :))

Nenhum comentário: