sexta-feira, junho 13, 2008

Holodomor






Se não houvesse a busca de novos horizontes, eu não estaria aqui. Um certo lado meu aportou nessas terras tupiniquins num certo 15 de abril de 1912 - um dos marcos em minha vera ancestralidade.

Foi nessa data que pisaram em terra firme, vindos de Karlopolis, João Dmyterko e Emília Dmyterko, ambos, salvo engano, nascidos em Baworow, umas das vilas que compunham o distrito de Tarnopol. Ela, quando solteira, Senkow pelo pai André e Dzyga pela mãe Madalena. O primeiro filho deles nasceu em alto-mar. Foi nomeado José, mas gostava de chamar a si mesmo de José, o Galiciano. Era assim que assinava seus quadros, suas esculturas e seus sapatos. Orgulhava-se ele, na juventude, talvez por herdar os dons do domínio da arte da marcenaria do pai João, de esculpir em 15 minutos um salto de sapato, no melhor estilo Luiz XV, para a alegria de muitas e vaidosas senhoritas. A filha mais nova desses imigrantes veio a ser a minha avó paterna Alice.

Foi também em certo quinze de abril, em homenagem ao gênio misterioso da Madonna de Da Vinci, também nascido nesta data, que brinquei com essas palavras:

Dalla Mona
Di Da Vinci
Agli tanti Leonardi,
Uno. Ed Una,
MaDonna!

Assim, imersa nesse arraial de tantas procedências, busquei, lá no ido e doído ano de 2006, referências sobre um outro lado meu. E foi quando me deparei com as pinturas que ilustram esse post. E me pergunto de onde é que veio a inspiração para a repetição desses temas. Deve ser da imaginação, provavelmente opinariam aqueles que insistem em ver apenas a sua parcela da verdade...

Para saber mais sobre o tema retratado nas imagens, acesse as informações nos links abaixo, que falam sobre a negação/aceitação do genocídio praticado na Ucrânia, entre os anos de 1932 e 1933, decorrente da fome que matou entre 7 a 10 milhões de pessoas.

http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/mundo/conteudo.phtml?tl=1&id=775927&tit=Gen

http://209.85.215.104/search?q=cache:nfA6nGfHkYAJ:pt.wikipedia.org/wiki/Holodomor+Holodomor&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=1&gl=br

Nenhum comentário: