quarta-feira, junho 11, 2008

O dito do mito que nos espreita: verdade ou mentira?


Eu não gosto muito de vir aqui escrever direto, fazer desse espaço algo como se fosse um diário, um confessionário. Mas falo tanto de questões sob a ótica da filosofia, do direito e da multiplicidade de religiões, que hoje farei diferente.

Talvez, apenas talvez, uma das primeiras vezes que esse sentimento me ocorreu, na idade mais recente, foi quando assisti ao filme "Carandiru". Filmes de violência, de mocinhos e de bandidos, como Tropa de Elite - ao qual, pasmem, não vi-, tão em voga pelas terras tunipiquins, costumam me brindar com esse tipo de irresignação. Mas o que marcou em mim, em Carandiru, foi a intensidade com que foi trabalhado o lado humano dos personagens. E saí de lá com a sensação de uma certa culpa, tão comum aos neuroticamente obsessivos, seja estruturalmente ou apenas num sintoma, aqui coletivo. O que fazer? Uma culpa, porém, que vem a partir de um eu, egóico, em seu instinto de preservação, convém deixar bem dito.

Pois hoje me chega a notícia, não virtualmente, mas por ouvir dizer, de cerca de onze episódios já ocorridos em Curitiba, onde um flanelinha, após não receber algum trocado no sinaleiro, ou quiçá um que entenda suficiente, agride suas vítimas com um tipo de ácido que causa queimaduras de grau tão violento, que já se propaga que até uma orelha buscou-se reconstruir. E a confirmação do 'mito' já veio de boca, por ser conhecida da mulher de um dono de posto da cidade. O 'causo', foi uma amiga que ouviu. E quando eu fui contar, disseram-me que era mentira. Também ouvi de um furto inusitado, cuja historieta vou repassar! Casa de praia, cenário bucólico, se não fosse uma certa aura de abandono, de falta de vida circulando, de cultura propriamente dita, exceto a local que avança a passos lentos, contrariamente à violência, que vem, ao que parece, numa conivente convivência que soa contraditória, porquanto conjuga passos que surpreendem pela ligeireza, mas interrogam por se revelarem pesados, demasiadamente pesados... Reunir qualidades assim, bem nos diz a História, é coisa para os mitos que habitam os Olímpos. Bem aqueles que teriam sido os primeiros responsáveis, para nós ocidentais, pelas loucuras que porventura possam pairar sobre o humano: um mistério sempre às voltas com o sobre-humano. Prosseguindo no caso, o fato é que os donos da residência, após se darem conta do ocorrido, podiam sentir no ar que algo cheirava muito mal, apontando para um lado muito mais perverso e cruel da violência inusitada que espreita a nossa pseudo-civilidade. O cheiro, pois bem, só bem depois de completamente impregnado por todos os poros da casa, acharam de onde vinha. Do lustre do quarto do casal, que tinha feito as vezes de pinico. Os visitantes não convidados, querendo mostrar educação, deram-se ao trabalho de colocar o utensílio lá no teto, bem lá em cima, no seu devido lugar.

E de "Causos&Causos", bem à moda publicitária, que nos incita cada vez mais ao compre, dê um destino à imensidão de bens que são produzidos por milhões dos agraciados trabalhadores que possuem um emprego, alguns mais, outros menos escravizantes, e bem por isso, torne-se, igualmente, uma vítima daqueles que não podem participar da brincadeira. Disso, certamente, venhamos e convenhamos, qualquer criança sabe, desde muito pequenininha: quem gosta de ficar de fora do jogo? Perceber, após dele ter participado, que há desafios mais singulares e mais à moda de cada um, pode, sim, fazer qualquer um, voluntariamente, não querer, necessariamente, fazer parte do jogo - se é que isso é possível, pensando em termos de convívio social coletivo. Mas, de qualquer forma, é fato: o grande desafio é fazer com que todos possam brincar. E, enquanto não lograrmos chegar à fórmula mágica de acesso a esse paraíso aqui na terra, muitos, certamente, ainda vão se machucar. E que haja, sempre, anjos, lá no céu como aqui na terra, para curar e aconchegar.

2 comentários:

Gustavo Martins disse...

quer a opinião? bem, clau, vc publica o que vc é. seu textos são a expressão do seu ser, que é complexo. não precisa nem adianta mudar.

sobre a teoria de como fazer um hoax, porque pra mim as duas historinhas são lendas urbanas, coliquei aí embaixo todos os elementos que fazem um hoax funcionar (rodar na net).

perceba que sempre começa com um "um amigo de um amigo de verdade disse pra mim que aconteceu mesmo, ta aí o telefone
pra conferir". e ninguém liga pro telefone.

Idéias que Colam: Por que Algumas Idéias Pegam e Outras Não, de Chip e Dan Heath (ed. Campus/Elsevier)

A mudança de mentalidades depende das mensagens e, para aprender como fazer mensagens realmente sedutoras e memoráveis, leia este livro. Os autores dizem que a maioria das mensagens eficazes "cola" ("stick", em inglês), termo que eles creditam ao best-seller O Ponto de Desequilíbrio, de Malcolm Gladwell.

"Nós queremos dizer, com 'colar', que as idéias são compreendidas e lembradas e têm impacto duradouro, ou seja, elas mudam o comportamento e as opiniões da audiência", escrevem os irmãos Heath, que estudaram lendas urbanas para descobrir o que fazia com que durassem tanto.

Ao desconstruírem essas lendas e outras idéias que colaram, eles descobriram seis princípios que se repetiam.

(1) Idéias que colam são simples e profundas.
(2) Elas são inesperadas e, com isso, "capturam" nossa atenção.
(3) Elas são concretas: têm detalhes que nos fazem visualizá-las facilmente e lembrar delas.
(4) Elas têm credibilidade. São apoiadas por fontes com autoridade e podem ser postas à prova.
(5) Elas são emocionais, fazem com que nos importemos com elas.
(6) Elas são apoiadas por histórias. "É assim que fazemos as pessoas agir a partir de nossas idéias", escrevem os autores.

Tá aí. É só pegar qualquer um desses e-mail, escritos por caras que sentem prazer em ver suas fantasias viagarem pelos bits, você vai perceber que contam com esses elementos.

Vamos intentar algum?

Anônimo disse...

É, essa idéia de que todos devem ter direitos iguais. É uma idéia, aliás majoritária em nosso século. Não o foi em séculos passados. Tudo indica que não o será em séculos futuros. Por que defender uma causa perdida?

Beijos elitistas, Murilo.