sexta-feira, agosto 12, 2005

O piscar - o ponto de interrupção da percepção.




Eu quis trazer aqui a primeira imagem desse blog. A recebi por email, com o título ilusão de ótica. Bolinhas cor-de-rosa, girando em torno de um ponto fixo, representado pela cruz. As instruções eram claras e estupefadas: olhe no ponto fixo e as bolinhas ao redor sumirão do seu campo de visão! Se a pudesse reproduzir aqui, vocês veriam, com seus próprios olhos, a verdade da assertiva. Mas posso sim, reproduzir o dito:

"... se você estiver vendo bolinhas cor de rosa ... cuidado !!! Pare de sonhar , pois você está muito louco. Foque seu olhar somente na cruz existente, e verá que as bolinhas são coisas da sua cabeça !!!"

Quando quis trazer a figura para cá, deparei-me com a pouca lida nessa seara cibernética. Pedi auxílio, mas meus consultores também não souberam dizer como fazer para trazer a imagem fidedigna, sem transmudá-la. O ponto fixo da cruz, com o círculo giratório de bolinhas rosa ao redor. O querido Murilo, que aliás foi quem me enviou a tal da ilusão, assim me respondeu:

"Infelizmente não sei. Recebi assim, não fui eu quem criou ou estruturou a figura. Sorry."

Eu, assim que pude, retruquei:

"Imaginação é o que não me falta, baby." E lá veio ele, como sempre promissor: "Que bom, sorte a sua. Imaginação ajuda em tudo, em tudo..."

A imaginação sequer se deu ao charme da demora. Atravessou-me quase que de imediato, também por obra dos amigos Marcia e Mariano. Na verdade, a Marcia só vi uma vez, mas também amiga, por que não? Ela é muito amiga do Mariano, esse sim um querido amigo fresco. Fresco, de novinho; fresco, para combinar com o seu peculiar senso de humor, dado a incessantes tiradas engraçadinhas. Pois bem, aconselhava-me a Marcia, reportando-se ao Mariano, que sempre diz: não pisque! Se piscar, dançou.

E não é exatamente isso que aconteceu aqui? A imagem piscou. Piscou, porque se você a observar ela dá uma pausa intermitente, impedindo a cruz de ficar fixa. Com isso, a brincadeira da ilusão de ótica se perdeu. A gente não consegue mais ver desaparecer as bolinhas cor-de-rosa ao redor do ponto fixo.

Então tá: qualquer semelhança com práticas meditativas, aura e coisa e tal, é pura ficção, ilusão, loucura, loucura!!! Aos nossos olhos, que piscam. Focados ou desfocados? Sejam bem-vindos aos questionamentos da racionalidade.

Nenhum comentário: